E-Commerce

Como ter um checkout de alta conversão?

Como é o processo de checkout do seu e-commerce?

Com certeza você já ouviu falar no quanto um checkout assertivo é essencial para a conversão de vendas e o sucesso de um negócio digital.

Mas você sabe como estruturar esse processo da melhor maneira? O que é preciso para garantir que ele seja seguro e eficiente? Confira nesta edição do Papo Digital!

Dados para o formulário de checkout

Um formulário mais enxuto tem mais chances de ser finalizado com sucesso pelo cliente. Por isso, peça somente os dados imprescindíveis para efetivar a compra com segurança.
As informações essenciais são nome completo, CPF, celular, e-mail, endereço e dados de pagamento. Também pode ser interessante pedir a data de nascimento para o envio de condições especiais no mês de aniversário do cliente.

E se a compra for um presente? 

Para promover uma experiência de compra mais especial, ofereça a possibilidade de inserir dados de entrega diferentes das informações de cobrança, bem como a opção de colocar um recadinho ou um embrulho de presente.

Máscaras e validações de segurança

É possível colocar máscaras e validações de segurança em alguns dos campos do formulário, como CPF, CEP e celular.

Esses recursos ajudam a evitar fraudes nas quais o golpista insere uma sequência de números repetidos e inválidos. Além disso, evitam erros de digitação, garantindo que o cliente finalize e receba a compra devidamente.

Layout do formulário

Divida o checkout em mais de uma etapa, mostrando o progresso na parte superior da tela. É importante utilizar um layout clean e intuitivo, além de chamadas para ação claras, evitando distrações ou dúvidas por parte do cliente.

Na etapa de pagamento, vale colocar uma miniatura de cartão de crédito, que é preenchida com os dados fornecidos pelo consumidor, tornando o processo mais intuitivo.

Formas de pagamento

É essencial oferecer as principais formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto e Pix. Mas quanto mais, melhor. Assim, sua loja não corre o risco de perder vendas por não oferecer o que o cliente espera.

Então, também vale considerar disponibilizar voucher online, wallets e, ainda, a opção de combinar mais de um método com o Multimeios de Pagamento.

Carregamento da página, responsividade e disponibilidade

Para garantir comodidade e facilidade para o cliente, é preciso oferecer páginas com carregamento rápido e que sejam adaptáveis para diferentes formatos de tela.

Além disso, o site e o checkout devem ter alta disponibilidade, garantindo que, a qualquer hora do dia ou da noite que o cliente resolver comprar, ele vai conseguir.

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