Você acompanha o LTV do seu e-commerce?
O Lifetime Value (LTV), ou Valor do Tempo de Vida, é uma métrica que calcula quanto uma pessoa gasta em média com uma empresa durante o tempo em que permanece um cliente ativo da marca.
Analisando o LTV com outros indicadores, é possível entender se a receita gerada está compensando os esforços e recursos investidos na aquisição de clientes. Assim, você pode identificar oportunidades de rentabilização e fidelização!
Como calcular o LTV?
Para calcular o LTV, basta multiplicar o ticket médio do negócio pelo número médio de compras realizadas por consumidor e, então, pelo tempo médio de retenção dos clientes.
Imagine um e-commerce com um ticket médio de R$ 200,00, sendo que os clientes realizam uma média de três compras por ano e permanecem comprando na loja por dois anos, em média. Nesse caso, o LTV é: 200 x 3 x 2 = R$ 1.200,00.
Como aumentar o valor gerado pelos seus clientes?
Para aumentar o Lifetime Value do seu negócio, é preciso implementar estratégias que incentivem o crescimento do ticket médio, além de fidelizar os clientes e elevar a taxa de recompra.
Aposte em upselling e cross selling
O up selling consiste em oferecer uma versão superior ou mais completa do produto que o cliente está adquirindo. Já o cross selling tem como objetivo sugerir produtos complementares àqueles que ele está comprando ou já comprou.
Essas técnicas ajudam a elevar o ticket médio e a gerar novas compras, proporcionando também uma experiência mais personalizada para os consumidores.
Crie programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são sistemas que recompensam o cliente que faz compras recorrentes, oferecendo benefícios como descontos, brindes, produtos e até mesmo tratamento especial.
Eles podem funcionar por meio de níveis de lealdade, sistemas de pontuação, planos pagos ou acúmulo de cashback, por exemplo.
Realize campanhas segmentadas
Por meio de ferramentas como o e-mail marketing, é possível realizar ações voltadas para públicos específicos, visando aumentar o LTV.
Por exemplo, você pode entrar em contato com clientes antigos que não fazem novas compras há um tempo, oferecendo uma condição especial para eles voltarem a consumir na loja.
Também vale criar estratégias para manter os clientes mais valiosos engajados, incentivando a recompra.
Invista na melhoria contínua
A experiência do cliente com a marca é determinante para a sua decisão do quanto vai gastar com a marca e por quanto tempo vai continuar consumindo seus produtos.
Sendo assim, é importante otimizar continuamente o atendimento e as soluções oferecidas. Para isso, uma boa prática é ouvir o que os próprios clientes têm a dizer, por meio de feedbacks e pesquisas de satisfação.
Como você pode perceber, o Lifetime Value é um indicador fundamental.