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Dia do Frete Grátis 2023: quando é e como impulsionar suas vendas na data?

Realizado na última semana de abril, o Dia do Frete Grátis aproveita a influência desse tipo de promoção na decisão de compra do cliente para impulsionar as vendas e movimentar o estoque das lojas virtuais.

Mas, apesar de o frete grátis ser atrativo, ele deve ser oferecido com muito cuidado. Afinal, se o cliente não está pagando pela entrega, você é quem terá que arcar com esse custo.

Por isso, se você quer evitar prejuízos e manter a lucratividade do seu negócio, é preciso planejar a sua campanha de Dia do Frete Grátis de forma estratégica.

Vale a pena fazer uma promoção de frete grátis?

Para entender a viabilidade de participar do Dia do Frete Grátis e oferecer esse benefício para os seus clientes, é importante analisar alguns fatores, como:

  • margem de lucro e custos de produção de cada produto;
    dimensões e peso das embalagens das mercadorias;
  • regiões do país onde o seu e-commerce mais vende;
  • valor médio do frete cobrado na loja;
  • ticket médio do empreendimento;
  • custos de diferentes serviços logísticos, como Correios e transportadoras.

Na maioria das vezes, não é viável disponibilizar frete grátis para todos os pedidos. Nesse caso, uma estratégia eficaz é definir condições específicas para a oferta.

4 estratégias para o Dia do Frete Grátis

Ofereça frete grátis para produtos selecionados
Uma solução para limitar o frete grátis é disponibilizar a vantagem apenas para produtos ou categorias selecionadas.

Os itens com maior margem de lucro são os mais estratégicos, assim como aqueles menores e mais leves, que costumam ter um menor custo de transporte. Também vale escolher produtos que estão parados no estoque, para incentivar a sua saída.

Defina um valor mínimo de compra

Ao oferecer frete grátis somente para compras acima de um determinado valor, os clientes são incentivados a adquirir mais itens para aproveitar a oferta, e o ticket médio tende a aumentar.

Para essa estratégia ser eficaz, defina um valor mínimo que seja maior que o ticket médio atual do e-commerce, mas sem extrapolá-lo demais. O valor também deve gerar uma margem de lucro que compense os custos de entrega.

Escolha as regiões mais estratégicas

Outra opção é selecionar as regiões que geram mais vendas ou que são mais próximas do centro de distribuição. Você ainda pode combinar essa estratégia com a de valor mínimo da compra.
Por exemplo, oferecer frete grátis somente para pedidos acima de R$ 100,00 enviados para a região Sudeste.

Faça uma promoção exclusiva

Também é possível fazer uma promoção exclusiva de Dia do Frete Grátis para um grupo seleto de consumidores, de forma a gerar ainda mais valor para a oferta.

Você pode escolher somente os compradores recorrentes, por exemplo, e enviar um e-mail com um cupom de desconto exclusivo para eles. Outra alternativa é disponibilizar a oferta somente para os seguidores das suas redes sociais.

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