Criar um catálogo de produtos no Instagram é uma ótima maneira de exibir seus produtos de forma organizada para seus seguidores e potenciais clientes. Para fazer isso, você precisará seguir alguns passos simples.
Descubra para que serve um catálogo de produtos do Instagram
O catálogo de produtos no Instagram oferece uma série de benefícios para as empresas. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
Exposição dos produtos: Com um catálogo de produtos, você pode mostrar seus produtos de maneira visualmente atraente no Instagram. Isso permite que seus seguidores vejam facilmente seus produtos e saibam o que você oferece.
Compra direta: Ao marcar seus produtos no catálogo, você facilita o processo de compra para seus seguidores
Maior interação: Os catálogos de produtos permitem que os usuários interajam diretamente com seus produtos no Instagram.
Segmentação de público-alvo: Com o catálogo de produtos, você pode direcionar seus anúncios para públicos específicos com base em seus interesses e comportamentos de compra.
Análise e insights: O Instagram fornece ferramentas de análise que permitem rastrear o desempenho do seu catálogo de produtos. V
Presença multicanal: O Instagram é uma plataforma popular e amplamente utilizada, o que significa que ter um catálogo de produtos lá permite que sua marca esteja presente em um canal adicional.
Qual a vantagem de ter um catálogo de produtos no Instagram?
O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, com bilhões de usuários ativos mensalmente. Seu foco em conteúdo visual e seu formato altamente envolvente tornaram-no uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade de marcas e produtos.
Veja 6 passos de como fazer um catálogo no Instagram
Agora que você já conheceu quais são as vantagens de ter um catálogo no Instagram, criamos um passo a passo de como criar o seu. Veja abaixo!
1. Preencha os pré-requisitos
O primeiro passo para fazer um catálogo no Instagram é atender aos seguintes requisitos:
- utilizar a última versão do aplicativo do Instagram;
- ter uma empresa que vende bens materiais e está dentro dos mercados aceitos pela plataforma;
- ter um perfil comercial (ou converter seu perfil pessoal em um perfil de negócios);
- ter uma loja no Facebook ou um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios;
- ser administrador de uma página do Facebook ou ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook;
- cumprir as políticas comerciais da Plataforma.
2. Vincule sua página do Facebook
Caso a sua empresa ainda não tenha uma conta no Facebook, será preciso fazer uma para vinculá-la à sua conta comercial do Instagram. Essa etapa é obrigatória para criar um catálogo nessa rede social.
Você pode fazer isso acessando o seu perfil e, em seguida, selecionar a opção “Editar perfil”. O próximo passo é escolher “Página” nas informações do negócio. Daí, você deve selecionar a página do Facebook que será veiculado ao perfil, que deve corresponder à página da sua empresa.
3. Adicione os produtos
Para adicionar os produtos ao seu catálogo, você deve escolher entre três opções distintas:
- fanpage;
- gerenciador de negócios;
- parceiro de plataforma de comércio eletrônico.
Vamos ver como funciona em cada um deles.
Fanpage
Se a sua loja já tem uma loja ativa no Facebook, então provavelmente essa é a opção mais prática. Caso ainda não tenha, confira o passo a passo que você deve seguir:
- acesse “Configurações” e selecione “Modelos e Guias”;
- clique em “Adicionar uma guia”;
- acesse a opção “Loja” para adicionar a guia. Lembre-se de deixar a função ativada. Dessa forma, ela fica visível a todos;
- aceite os Termos e Políticas do vendedor pelo Facebook;
- escolha o método de finalização da compra. Aqui, os usuários serão direcionados para o e-commerce do seu negócio. Por isso, insira o link do site;
- configure a loja com a moeda que você utiliza.
O catálogo está pronta para adicionar produtos!
Gerenciador de catálogo
Para criar um catálogo utilizando o gerenciador de negócios, será necessário abrir uma conta. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:
- acesse o “Gerenciador de Negócios” e escolha a opção “Gerenciador de catálogos”, no menu superior;
- vá em “Criar catálogo” e selecione a categoria dos produtos que a sua marca vende;
- defina as mercadorias que serão adicionadas à plataforma. Aqui, você pode fazer o carregamento de produtos — caso você planeje adicionar itens no Gerenciador de Comércio —, ou fazer a conexão com uma ferramenta parceira, caso você utilize algum e-commerce que tenha integração com o Facebook;
- escolha de qual conta do Gerenciador de Negócios o catálogo faz parte. Isso só será possível se você for o gerenciador da conta;
- dê um nome para o catálogo e clique em “Criar”.
Pronto! Você já pode utilizar a plataforma para adicionar os artigos na loja.
4. Conclua a análise da conta
A próxima etapa é enviar a conta para análise. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
- acesse o perfil da conta comercial e vá em “Configurações”;
- faça o cadastro para o recurso “Compras”;
- verifique se todas as informações estão corretas;
- envie a sua conta para análise.
Agora, é só aguardar! Esse processo pode levar alguns dias, e o Instagram não define prazo para dar feedback. A dica é acompanhar a análise no recurso “Compras em Configurações”. Logo quando o catálogo for aprovado, você receberá uma notificação, e pode começar a utilizar a ferramenta.
5. Ative o recurso Compras
Após a conta ser aprovada, você deve fazer a ativação do recurso “Compras”. Para isso, siga os seguintes passos:
- acesse o perfil comercial e vá novamente em “Configurações”;
- escolha a opção “Empresas” e depois “Compras”;
- faça a seleção do catálogo de produtos que será conectado à sua conta;
- toque em “Concluir”.
Quando finalizar essas ações, você está pronto para ir para o próximo passo.
6. Crie etiquetas dos produtos
Finalmente, chegamos na etapa mais simples de como fazer um catálogo no Instagram. Na etiqueta de produtos, você pode fazer a marcação de mercadorias utilizando o ícone da sacola de compras em seus posts. Essa opção vale tanto no feed quanto nos stories. Veja como proceder:
- clique em “Adicionar foto”;
- escreva uma legenda;
- escolha a opção “Marcar produtos”;
- toque para adicionar uma imagem;
- selecione o produto;
- toque em “Concluir”.
Pronto! Você já pode compartilhar o seu produto! Para os stories, você deve acessar a aba de adesivos. Já no feed, o botão está localizado bem abaixo do conteúdo.
Como fazer um catálogo no Instagram pode ser um pouco trabalhoso no início, já que é preciso estar atento às configurações e também vincular a conta ao Facebook. Contudo, após começar, o processo se torna bem mais simples e você faz de forma automática. Vale reforçar que essa é uma excelente estratégia de marketing digital para elevar as suas vendas!